quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ABRUPTUM (Suécia)


Abruptum


“Abruptum is the audial essence of Pure Black Evil”

Foi desta forma que o falecido Euronymous, proprietário e fundador da editora Deathlike Silence Productions, descreveu os Abruptum por altura do lançamento do seu primeiro longa duração em 1993. Contudo a sua história remonta a 1987, altura em que o multi-instrumentista IT (Tony Särkka) congeminou na sua mente as linhas mestras do projecto. Em 1990 conhece ALL (Jim Berger), e conjuntamente com EXT (nome de baptismo desconhecido) gravam a primeira demo tape homónima, que terá ficado aquém das expectativas de IT. Nesse mesmo ano os Abruptum viram-se reduzidos a dois elementos, com a expulsão do baixista EXT, e um ano depois, após a gravação do 7’’ Evil, ALL acaba também por sair devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.


Pouco tempo depois IT trava conhecimento com EVIL (Morgan Håkansson), dos Marduk, e juntos gravam o primeiro disco de originais Obscuritatem Advoco Amplectère Me. O disco, composto por duas longas faixas de aproximadamente 25 minutos, produziu ondas de choque na cena nórdica e continua a ser considerado, hoje em dia, um dos seus marcos históricos.
A popularidade da banda cresceu substancialmente, não só devido ao carácter inovador do som, mas também devido aos vários rumores que entretanto se geraram em torno dos seus membros. Em entrevista à Wire, Stephen O’Malley dos SUNN O))) faz uma referência à lenda que IT se sujeitava a choques, queimaduras e golpes com lâminas para produzir os tenebrosos gritos, gemidos e urros que se podem ouvir nos primeiros discos de Abruptum. Outros rumores colocam IT como um dos líderes do movimento denominado Satanic Black Circle, ao qual foram atribuídas responsabilidades nos vários crimes de fogo posto a igrejas no norte da Europa. Os boatos estendem-se aos primórdios da formação, com algumas fontes a referir que EXT terá ficado tão assustado com o resultado da primeira gravação que deixou imediatamente o grupo para se juntar a uma comunidade religiosa.

Os motivos para a saída de IT em 1996 não são claros, pelo que uns referem que os problemas de saúde foram determinantes, enquanto outros apontam para as ameaças que membros do já referido círculo fizeram ao próprio e à sua família. EVIL prosseguiu os trabalhos e no ano 2000 edita De Profundis Mors Vas Cousumet, cuja primeira faixa pode igualmente ser encontrada na compilação A Tribute To Euronymous

A vertente experimental não é algo recente nos Abruptum, sendo que a sua abordagem ao Black Metal é bem mais complexa do que à primeira vista poderá parecer. A maior parte das gravações, mas especialmente os dois registos editados pela Deathlike Silence Productions, decorrem de sessões de improvisação, um pouco na linha do Free Jazz, com os músicos a comunicarem entre si para produzir atmosferas extremamente negras e agressivas.Uma última referência deverá ser feita aos projectos paralelos dos vários membros: IT e ALL fizeram igualmente parte dos Ophthalamia, Vondur, e War, enquanto que EVIL integra os Marduk e é proprietário da Blooddawn Productions.
lançada pela Necropolis Records. As restantes músicas causaram algum desagrado nos apreciadores mais conservadores e puritanos de Black Metal já que se tratam de incursões por territórios Noise, desprovidas de qualquer estrutura musical.




DISCOGRAFIA
Abruptum, 1990 DEMO TAPE
The Satanist Tunes, 1990 DEMO TAPE
Evil, 1991 7" EP
Orchestra of Dark, 1991 DEMO TAPE
Obscuritatem Advoco Amplectère Me, Deathlike Silence Productions 1993 LP/CD
In Umbra Malitiae Ambulabo, In Aeternum In Triumpho Tenebrarum, Deathlike Silence Productions 1994 LP/CD
Evil Genius, Hellspawn 1995 CD
Vi Sonus Veris Nigrae Malitiaes, Full Moon Productions 1996 CD
De Profundis Mors Vas Cousumet, Blooddawn Productions 2000 MCD
In Ictu Oculi, Blooddawn Productions 2001 CD
Casus Lucifer, Blooddawn Productions 2004 CD


extraido : helvete-ruc.blogspot.com

LLN



Artigo sobre o antigo grupo denominado por (LLN) precursor de varios projetos na França. Todos artigos expostos foram extraidos do blog ( helvete-ruc.blogspot.com ) para mais informações.

Les Légions Noires (também conhecidas como Black Legions) era um grupo francês de bandas de black metal, já defuntas na sua maioria nos finais da década de 90. Ainda que algumas destas bandas tenham começado em 1991 e 1992, este círculo restrito apenas inicia verdadeiramente as hostilidades cerca de 1993. Envoltas em secretismo, estas bandas limitavam as edições dos seus trabalhos a números muito pequenos, a maior parte numeradas manualmente. Devido a isto, as edições das Légions Noires (commumente abreviadas pela sigla LLN) tornaram-se extremamente obscuras, caras e clássicos de “kvlto” negro.

Quase todas as cassetes e discos das LLN eram demos ou splits entre duas bandas, excepto o único álbum completo “Vampires Of Black Imperial Blood” dos Mütiilation, editado em 1995 pela Drakkar Productions. Aliás, Mütiilation é a única banda das Légions Noires que ainda está activa, mas para os fãs puros e duros é como se não existisse, visto que o regresso recente de Meyhna’ch, desintoxicado, já não tem a crueza nem a purulência dos trabalhos iniciais. Para além disso foi o único projecto do grupo que foi expulso, em 1996, devido aos problemas de Willy Roussel, isto é, Meyhna’ch, com drogas duras. Era, no entanto, uma das bandas centrais e fulcrais do grupo, ao lado de Vlad Tepes, Belketre, Torgeist e Moëvöt. Grande parte das restantes bandas ligadas às LLN eram sobretudo projectos a solo ou projectos paralelos de membros daquelas bandas principais. Aäkon Keetrëh, por exemplo, mentor dos Belketre, editou com esse nome algumas demos, os Seviss, os Vermyapre Kommando, ou Satanicum Tenebrae (projecto paralelo de Meyhna’ch dos Mutiilation), entre outras vinte e tais projectos são produtos genuínos deste círculo carismático que fez aparecer o Black Metal em França. Mas devido ao estatuto obscuro e secretista deste grupo, muitas lendas foram surgindo, tal como muitos grupos falsos desejosos de disfrutar da mística e aura negra destas Legiões. Mas também rumores de bandas que afinal nunca chegaram a existir ou que surgiram apenas depois do fim das LLN, em 1998.


* Aäkon Këëtrëh * Amaka Hahina * Belketre * Belathuzur (pre-Satanicum Tenebrae) * Black Murder * Boreb * Brenoritvrezorkre * Dzlvarv * Moëvöt * Mogovtre * Mütiilation * Satanicum Tenebrae * Seviss * Susvourtre * Torgeist * Vagézaryavtre * Vérmyapre Kommando * Vlad Tepes * Vzaeurvbtre


Mütiilation - Suffer the gestalt (Remains of Ruined Cursed Soul) 1993/1999
Vzaeurvbtre - Aux confins de l'errance (Demo) 1996
Belketre - Aapr Dgyar veurtre (Ambre Zuèrkl Vuorhdrévarvtre) 1996
Vlad Tepes - Massacre Song from the devastated lands (March to the black holocaust, split c/Belketre) 1995
Möëvöt - Yatr Mazagvatre Erbbedrez (Ezleyfbdrehtr Vepreub Zuerfl Mazagvatre Erbbedrea) 1994
Mütiilation - Magical Shadows of a Tragic Past (Vampires of Black Imperial Blood) 1995
Brenoritvrezorkre - Eapr Govoperv (Vermyapreb) 1995
Brenoritvrezorkre - Favoapr Uatr Zufelebre (Vermyapreb) 1995
Necro Paris Catacombes - Project Necro Paris Catacombes (Black Legions Projects) 1995
Vagezayavtre - Au bruit des cerceuils que l'on cloue (Tsaévarya Vagézayavtre) 1996
Mogovtre - Mogovtre (Demo) 1995


Abaixo segue uma split de duas Hordas do LLN

Vlad Tepes (Fra) / Belketre (Fra)
SPLIT :: March to the Black Holocaust 1995

DOWNLOAD : http://rapidshare.com/files/125380799/1995_-_March_to_the_Black_Holocaust.zip


Sobre o Vlad Tapes:

É parte da segunda geração do LLN, uma das primeiras no gênero black metal a abordar o termo guerra vampirica e vampirismo em suas letras. Executam um som direto e frio, na linha dos les legion noires, cru e oculto junto ao Belketre seguem um som doentio da época sem frescuras.



Oppositor

VON

Von é uma Horda de São Francisco ( EUA ), veteranos na arte negra executam um black /death primitivo, principais características são acordes básicos e conceitos líricos demoníaco e frenético, sujo e caótico, vocais guturais e guitarras rápidas. Definitivamente uma das melhores hordas, muitos são os tributos a estes lendários bestiais !


Satanik Blood Angel ( 2003 )


01. Devil Pig
02. Veinen
03. Watain
04. Lamb
05. Veadtuck
06. Satanic Blood
07. Christ Fire
08. Von
09. Evisc
10. Release
11. Blood Angel
12. Chalice Of Blood
13. Vennt
14. Backskin
15. Veinen
16. Watain
17. Lamb
18. Evisc
19. Release
20. Satanic Blood
21. Veadtuck
22. Chalice Of Blood
23.
Goat Christ
24. Vennt
25. Dissection Inhuman
26. Von


download

http://www.rapidspread.com/file.jsp?id=b71gkt4evp